Loading mod_da_article_expo
 
  • TÍTULO DO PROJECTO :

Incorporação do Sistema Integrado de Monitorização Meteorológica e Oceanográfica da Macaronésia na estratégia de investigação marinha/marítima Europeia.

  • Breve resumo do projecto :
Potenciação das capacidades I+D+i nos domínios da climatologia, da meteorologia e da oceanografia operacional, através das componentes de modelação, da monitorização e divulgação da informação em tempo útil, e a uma escala adequada aos sectores que dela dependem. Integração em rede participando assim, a partir da posição privilegiada no atlântico, nos propósitos da UE na criação de Uma Rede Europeia de Observação e Informação sobre o Mar (EMODNet). Estes desígnios serão obtido com a consolidação e desenvolvimento dos dispositivos e capacidades já existentes. O projecto propõe-se incorporar inovação em parceria com o tecido empresarial no desenvolvimento dos dispositivos (modelos,plataformas e sensores), contribuindo para o preconizado na Estratégia Europeia de Investigação Marinha e Marítima, de acordo com as prioridades de Galway e Aberdeen. Os resultados e produtos serão disponibilizados quer em tempo real quer em diferido, proporcionando uma melhor articulação com o sistema científico-empresarial, em campos específicos como a segurança, a gestão marítimo-portuária,transportes, pescas, turismo, protecção dos recurso e zonas costeiras.
  • Âmbito geográfico de intervenção do projecto :
O MacSIMAR decorrerá predominantemente na área de actuação dos parceiros segundo o interesse,necessidades e aptidões específicas de cada arquipélago. No entanto, tendo em consideração a natureza dos fenómenos abordados, designadamente os que se desenvolvem em toda a área geográfica da Macaronésia, estende-se para além do espaço político-administrativo das regiões participantes. Para o efeito serão consideradas ferramentas de diferentes características e grau de cobertura, mas de grande complementaridade, de cujo desempenho resulta valor acrescentado à rede de observação macaronésica. A combinação de informação sinóptica obtida a partir destes diferentes sensores situados em plataformas distintas (satélite, instrumentos fundeados ou à deriva, à superfície ou em profundidade) permitem melhor desempenho dos modelos de análise e de previsão a escalas espaço-temporais mais convenientes.
Serão considerados encontros de natureza científica e operacional com outras entidades, em particular com as de Cabo Verde e de outros arquipélagos atlânticos, obtendo-se assim valor acrescentado com a troca de experiências, a aprendizagem e a divulgação de resultados.

 

Caracteristicas del Proyecto






 
R3M Web
Boletines B3M

Foro Atlántico
Puertos Verdes